Como ajudar animais abandonados

Como ajudar animais abandonados

Segundo estudo recente, no Brasil há cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas ou em abrigos.

Você pode ajudá-los! Quer saber como? Confira algumas dicas bacanas e conscientes:

  1. Adoção! Ao invés de fortalecer a prática do comércio de animais comprando filhotes, dê preferência à adoção! Há milhares de bichinhos dóceis nas ruas e em abrigos precisando de um lar. Vá até algum abrigo de animais e adote. Dessa forma, você pode dar amor e carinho a quem mais precisa!
  2. Ajude um animal de rua! Caso você não tenha a possibilidade de adotar, dê água, comida e cuidados aos bichinhos que você encontrar pela rua.
    Há várias maneiras de contribuir com a causa animal

    Há várias maneiras de contribuir com a causa animal

     

  3. Ajude um abrigo/ONG com doações! Como essas instituições são em sua maioria mantidas a partir de doações dos cidadãos locais, qgualquer ajuda é bem-vinda! Você pode colaborar fazendo doações de dinheiro, de ração, de produtos para higiene do bichinho, entre outros.
  4. Seja voluntário de um abrigo/ONG! Você não tem condições de ajudar através de doações? Seja voluntário! Dessa forma, você pode auxiliar nos cuidados de alguns bichinhos, comparecendo algumas vezes por mês no próprio abrigo/ONG.
  5. Compartilhe informações! Em tempos de redes sociais, é muito mais fácil e simples ajudar alguém por meio do compartilhamento de informações. Você pode começar, por exemplo, compartilhando esse texto!
  6. Denuncie os maus tratos! Atitudes como essa são essenciais para livrar bichinhos de donos que os machucam ou maltratam, ou até mesmo daqueles que não fornecem os cuidados básicos que os animais precisam. Se você presenciar situações de maus tratos, não deixe passar! Você pode realizar a denúncia através de um Boletim de Ocorrência (B.O.) indo até a delegacia de polícia mais próxima, comparecendo à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, ou, ainda, entrando em contato com o setor do órgão público do seu município responsável pelos trabalhos de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. Para saber mais a respeito de como recorrer em casos de necessidade de denúncia de maus tratos, clique aqui.
  7. Cuide bem de seus bichinhos e nunca os abandone! Nenhum motivo é válido para abandonar um animal! Abandono de animais é crime.

Ajude-nos a difundir essa ideia e compartilhe esse texto em suas redes sociais e com seus amigos!